Idéias de Cha de Bebe

Maravilhosas ideias de Cha de Bebe incluindo convites, brincadeiras e decorações.

Cada cultura comemora o nascimento de uma criança e a gravidez de maneiras únicas e especiais. Na América do Norte, Austrália, partes de América do Sul e da Europa, há um tipo especial de festa dada para a futura mamãe chamada “chá de bebê”.

baby shower picture

É uma celebração especial e bem divertida para a gestante onde uma de suas amigas ou alguém da sua família planeja uma reunião com vários amigos e parentes, para ajudá-la a se preparar para a chegada do bebê. Os convites são enviados pelos correios aos convidados. Geralmente apenas as mulheres são convidadas, (mas às vezes, os homens também). Os presentes apropriados para ocasião são então dados à mãe, tais como fraudas, chupetas, roupa de bebê, cobertores e brinquedos. Brincadeiras e jogos temáticos de bebê são incluídos para fazer a festa mais divertida e animada. Aperitivos ou uma refeição são normalmente servidos no final da festa.

Dar a luz pode ser um evento meio assustador para uma gestante, ainda mais se for o primeiro filho, e um chá de bebê é uma maneira de cobrir a futura mamãe de amor e carinho. Essa festa também a ajudará a reduzir o custo de obter as coisinhas necessárias para um bebê novo. É uma maneira muito divertida de comemorar o nascimento e um evento muito significativo para a futura mamãe.

Qualquer um pode promover esse chá de bebê! Não há nenhuma regra especifica para se seguir, mas existem algumas idéias que farão com que a festa seja mais divertida.

Se você quer ter ou organizar um chá de bebê, apenas siga estas poucas sugestões abaixo.

Observação: Um chá de bebê pode variar entre culturas e regiões diferentes de onde você vive. A maioria das idéias sugeridas abaixo é apropriada e aplica-se á maioria das culturas. Se você está na dúvida sobre uma determinada sugestão ou brincadeira em sua cultura, peça recomendação aos seus amigos ou família.

________________________________________________

Quanto tempo normalmente dura um chá de bebê?

O tempo para um chá de bebê sugerido aqui pode variar de um evento para outro. Use a recomendação do nosso site apenas como uma sugestão e misture a ordem e a duração dos eventos, adicione ou remova eventos de acordo com suas preferências e necessidades.

Um chá de bebê dura aproximadamente 2 horas. Cumprimente todos os convidados na porta e dê boas-vindas a todos.

Homenageie a convidada de honra (a futura mamãe), e deixe-a fazer qualquer discurso que quiser (combine isso antes com ela).

Apresente ou peça para que cada convidado se apresente e fale um pouquinho sobre como conhecem a futura mamãe, ou peça a ela que apresente cada convidado, e como conhece cada um.

Sirva todos os aperitivos e bebidas. Jogue uns 2 ou 3 jogos, o que ajuda os convidados a se conhecerem e a se animarem.

Sirva os pratos principais e/ou sobremesas ou o bolo do chá de bebê.

Junte todos ao redor da futura mamãe pra vê-la abrir seus presentes.

Converse bastante, se divirta e ria bastante. Os convidados frequentemente conversam por algum tempo depois que os presentes são abertos, e então gradualmente começarão a ir embora. Não esqueça de dar a todos as lembrancinhas do chá de bebê.

________________________________________________

É certo ter ou dar o chá de bebê depois que o bebê nasce?

Naturalmente! Existem boas razões para se dar o chá de bebê antes ou depois do nascimento da criança. Se você der a festinha antes do bebê ter nascido, você dará à futura mamãe os presentes que ela necessita antes que o bebê chegue. E com isso, lhe dará também todo o apoio e o amor que precisará ao chegar perto da data do nascimento do seu filho (o que pode ser um evento um pouco assustador para certas mulheres).

Se você planeja o chá de bebê após o nascimento da criança, dará a oportunidade aos amigos e a família de conhecer o bebê e de felicitar os pais, além dos convidados saberem exatamente se comprarão presentes para uma menina ou menino. Então, o que você deve fazer se está indeciso sobre quando planejar e dar a festa, é conversar com a futura mamãe e lhe perguntar quando gostaria de ter o chá de bebê, pois afinal, ela saberá melhor!

________________________________________________

A futura mamãe pode ter mais de um chá de bebê?

Certamente, porém você não deve planejar mais de um. Ultimamente está sendo muito comum se ter mais de um chá de bebê. A família da futura mamãe pode planejar um e ela ter outro dado por suas amigas. Não se sinta obrigada a lhe dar um segundo chá de bebê se ela já está tendo um, o importante é fazê-la se sentir especial.

Pode ser que um segundo ou terceiro chá de bebê a deixe super contente. Muitas vezes, se uma família está promovendo um chá de bebê para uma futura mamãe, seus amigos se sentem como se eles não pudessem fazer parte ou interagir com a homenageada tanto quanto desejam. Por essa razão, os amigos e a família frequentemente fazem os chás de bebê separados. Se a futura mamãe está tendo outro chá de bebê, você pode querer considerar fazer a seu um pouco mais íntimo convidando somente seus amigos mais próximos e/ou família. Você poderia fazer um chá de bebê temático e fazê-lo bem personalizado e especial.

________________________________________________

Podemos dar um chá de bebê para uma futura mamãe que já tem uma ou várias crianças?

Tradicionalmente, chá de bebê é normalmente dado somente para primeira criança. A maioria de mães já tem o essencial após seu primeiro bebê (como um berço, carrinho de criança, monitores, etc). Mas, cada criança é especial, por isso é muito comum para que uma gestante receba um chá de bebê para cada criança. Uma festinha sempre faz a pessoa homenageada se sentir especial. Independente de quantas crianças uma mãe possa ter, cada gravidez pode ser um evento assustador e um chá de bebê pode ajudar em muitas maneiras diferentes. Já que a mãe grávida de um segundo ou terceiro filho já tem o essencial, presentear com fraldas, aventais, creminhos para o bebê, é excelente. Presentes para a futura mamãe também são ótimas idéias.

________________________________________________

Devemos dar um chá de bebê para uma mãe que está adotando?

Sem dúvida! A adoção é um milagre para os pais e devem ser tão honrados quanto os outros. Um chá de bebê é a maneira perfeita de se comemorar uma adoção. Leve em consideração o motivo da adoção. Não faça referências a gravidez, a idéia de nove meses ou coisas parecidas a menos que a futura mamãe não se importe de comentar a respeito. E tente dar o chá de bebê somente depois que a adoção for completa. Às vezes adoções podem não dar certo ou ter alguma complicação e seria mais decepcionante ainda já ter tido o chá de bebê. As primeiras semanas devem ser dedicadas para os pais passarem tempo com o seu bebê novo. Assim, faça o chá de bebê depois de mais ou menos umas quatro semanas. Aqui estão algumas sugestões para um chá de bebê de adoção.

________________________________________________

Devemos convidar alguém que tem problemas de engravidar ou que acabou de perder um filho?

Você deve olhar a situação de duas maneiras. De um lado, você deve limitar seu entusiasmo sobre o futuro bebê ao redor dessa pessoa. Por outro, você não vai querer magoar ninguém por não convidá-la, a excluindo da festividade. Seria quase pior fazer isso, pois ela pode interpretar como se todo mundo achasse que ela tem algum problema e que as pessoas não a querem ao redor, ou estarão se divertindo sem ela. O melhor a fazer e convidá-la, e deixá-la decidir comparecer ou não.

________________________________________________

Devemos dar um chá de bebê de surpresa?

Se você tem certeza de que a futura mamãe ficaria contente com um uma festa surpresa, então isso seria uma ótima idéia. Porém se você acha que a pessoa não apreciaria uma surpresa, talvez seja melhor planejar um chá de bebê junto com ela, ou então incluindo talvez seu marido, mãe ou irmã. Convidando outra pessoa pra ajudar a planejar a festa, você terá alguém que pode te ajudar com a lista de convidados, o tema, as cores, os nomes de bebês, etc. E se resolver fazer uma festa surpresa, não esqueça de incluir essa informação nos convites e mencionar para não revelarem a surpresa para futura mamãe. Boa sorte!

________________________________________________

Devemos convidar somente mulheres ou homens também?

Depende da futura mamãe. O chá de bebê tradicionalmente é para ela, mas chá de bebês para os pais são divertidos também, então pergunte para homenageada como ela prefere. Algumas pessoas podem não gostar da idéia de ter homens em um chá de bebê, ou então a gestante pode preferir ter seu próprio marido presente (que pode apreciar a festinha também) e outros casais.

________________________________________________

Como começar a planejar um chá de bebê?

Clique aqui para excelentes dicas e sugestões de como planejar um chá de bebê .

________________________________________________

Quem deve planejar um chá de bebê?

Praticamente qualquer pessoa pode planejar um chá de bebê além da futura mamãe. Normalmente um amigo (e não um membro da família) planeja a festa. Porém, ultimamente é cada vez mais comum alguém da família planejar e dar um chá de bebê a ela. Várias mulheres também planejam e dão uma festa de chá de bebês juntas, o que realmente ajuda com as despesas, o trabalho do planejamento, o estresse e o divertimento!

________________________________________________

Quem você deve convidar para um chá de bebê?

Depende do grupo de pessoas que você tem em mente. Se for um grupo de velhos amigos, você praticamente terá poucos convidados. Outros grupos de amigos e família podem chegar a ter entre 15 a 20 convidados. Então isso varia muito. Pergunte para futura mamãe quem ela gostaria que estivesse presente na sua festa.

________________________________________________

Quando se deve ter ou dar um chá de bebê?

Converse com os pais sobre quando seria conveniente para eles. Geralmente um chá de bebê é dado 6 semanas antes da data do nascimento da criança. Dando a festa depois do nascimento está se tornando cada vez mais frequente e é bem divertido para mãe também. Os fins de semana são geralmente mais fáceis para a maioria das pessoas, pois os pais normalmente estão disponíveis para tomar conta das crianças enquanto as mulheres comparecem ao chá de bebê. Entretanto, muitas pessoas podem achar que durante a semana pode ser conveniente também. A maioria das pessoas acaba dando um jeitinho para comparecer na data escolhida e marcada. Lembre-se que certos convidados podem ter que viajar. E coordene com os pais o melhor horário para dar a festa.

Geralmente, qualquer hora num final de semana é conveniente, porém a preferência é dá-la no começo da tarde. Se escolher dar o chá de bebê no meio da semana, a hora mais conveniente seria no final da tarde, já que a maioria das pessoas trabalham durante o dia. Leve em consideração feriados, horários de colégios, atividades extra-curriculares, consultas médicas, etc.

________________________________________________

Quanto tempo um chá de bebê deve durar?

Um chá de bebê normalmente dura umas duas horas. É um tempo longo suficiente para conhecer e conversar com outras pessoas e com a futura mamãe e é curto o suficiente para ninguém ficar cansado ou entediado. Normalmente a gestante se cansa rápido depois de umas duas horas de festa. Alguns convidados podem querer ficar um pouquinho mais, então planeje o final da festa para depois de duas horas e deixe os convidados decidirem quando ir embora.

________________________________________________

Onde devemos ter ou dar o chá de bebê?

A maioria dos chás de bebês é dado na casa da pessoa que planeja a festa, onde normalmente acabam sendo mais casuais, relaxadas e íntimas. Porém, depende do tipo de tema você e a futura mamãe querem ter. Um restaurante ou salão de festas pode dar um toque mais elegante e sofisticado, mas normalmente podem custar bem mais. Considere o número de convidados, o espaço que precisará, estacionamento, barulho (uma festa em um apartamento pode incomodar os vizinhos). Você prefere ter a festa dentro de um local ou ao ar livre?

________________________________________________

Devemos ter um tema pro chá de bebê?

Ter um tema pro chá de bebê ajuda muito, porque ajuda planejar os convites, decorações, lembrancinhas, comida, e a preparação em geral. Normalmente é uma boa idéia consultar a futura mamãe a respeito. Uma boa idéia para o tema é usar o mesmo que a futura mamãe está preparando para decorar o quartinho da criança. Clique aqui para algumas idéias de temas super criativos.

________________________________________________

O que devemos saber sobre os convites para um chá de bebê?

Prepare os convites bem antecipadamente! Nada é mais estressante do que enviá-los em cima da hora. Clique aqui para dicas e exemplos excelentes de convites bonitos e elegantes para um chá de bebê. Leve em consideração o tema e incorpore o mesmo nos convites. Essa será a primeira impressão que os convidados terão da festa, então faça-os divertido e criativo desde o começo. Não esqueça de incluir a data, o horário, o local e direções pro chá de bebê. Inclua também quando e para onde os convidados mandarão a resposta se comparecerão ou não. Você irá querer que os convidados respondam no máximo duas semanas antes do chá de bebê. Indique no convite como te contatar (ex: por telefone, email ou endereço físico). Inclua também qualquer instrução para participação nos jogos e brincadeiras do chá de bebê.

________________________________________________

Como convidar os convidados?

Você pode convidar as pessoas pro chá de bebê de várias maneiras diferentes. Suas opções são (em ordem de mais barato para mais caro):

EmailTelefoneConvites feitos por você mesmoConvites em brancos os quais você mesmo preenche com os detalhes da festaConvites personalizados que já vem impressos com os detalhes da festa

Tradicionalmente, os convites são enviados pelos correios, mas isso não é mais um requerimento.

________________________________________________

O que é um chá de bebê da avó?

Chá de bebê da avó é uma idéia nova e algo super divertido para qualquer futura avó. É praticamente como um chá de bebê tradicional, mas são dados pelas amigas da futura avó para celebrar o nascimento de seu primeiro netinho. Idéias de presentes inclue itens que uma avó precisaria na sua casa para ajudar a cuidar da criança. Esse tipo de festa normalmente não é tão grande ou popular quanto um chá de bebê tradicional, mas não deixa de ser divertido para nova vovó.

________________________________________________

Que tipo de decorações devemos usar?

Clique aqui para algumas ótimas idéias e sugestões de decoração. O tema que você escolheu decidirá que tipo de decorações você terá que comprar. Se você não escolheu um tema e apenas quer fazer um chá de bebê “normal", isso também é fácil. Pense em como você quer decorar e então decida nas decorações. Você quer algumas decorações simples e de bom gosto? Ou você quer esbanjar e decorar com tudo que a gestante tem direito? Acima de tudo, lembre-se de que essa é uma festa e qualquer decoração que decidir usar, dará um toque especial à festa toda.

________________________________________________

Que tipos de jogos de chá de bebê devemos ter para festa?

Encontre aqui uma seleção excelente de todos os tipos de jogos de chá de bebê.

________________________________________________

Quantos jogos devemos ter no chá de bebê?

Não há um número específico de jogos necessários para um chá de bebê. Alguns deles não tem nenhum jogo ou brincadeira, outros têm uns 3 ou 4. Normalmente quando se tem mais do que uns 4 jogos, os convidados acabam ficando cansados então a regra é ter entre 2 a 3 jogos. Pergunte a futura mamãe sua preferência e considere que tipo de convidados irá comparecer. Será que a maioria deles preferiria conversar a festa inteira ou ajudaria envolvê-los na brincadeira com jogos diferentes?

________________________________________________

Que tipo de comida devemos servir em um chá de bebê?

Não há nenhuma regra de etiqueta ditando o que servir ou não em um chá de bebê. Considere o número de convidados, o horário, o tema, seu orçamento, quaisquer considerações de saúde que os convidados podem ter (diabetes, intolerância à lactose, etc.) e se você servirá uma refeição completa ou apenas aperitivos, petiscos, e bebidas. Lembre-se de sempre providenciar e ter mais comida do que você acha necessário. É melhor ter comida em excesso do que faltar no meio do chá de bebê. Leia sobre planejar um menu completo para um de chá de bebê aqui…

________________________________________________

Devemos fazer lembrancinhas para os convidados?

Eu já fui a chás de bebê onde alguns deram lembrancinhas e outros não. Os convidados comparecem a um chá de bebê para comemorar e homenagear a futura mamãe e bebê e não para receber uma lembrancinha. ASSIM, as lembrancinhas de um chá de bebê certamente não são uma obrigação, e na maioria das culturas não são esperadas. Mas são uma boa idéia e fazem os convidados se sentirem apreciados que compareceram ao chá de bebê. Se você não tem certeza se é certo ou não ter ou distribuir essas lembrancinhas, é sempre melhor ter do que não ter. A maioria dessas lembrancinhas podem ser algo simples, especial e barato como agradecimento aos convidados comparecerem a festinha. Clique aqui para idéias excelentes e criativas de algumas lembrancinhas para um chá de bebê.

A etiqueta de chá de bebê está sempre mudando. Algo que era uma vez impróprio num chá de bebê há 15 anos atrás, hoje é aceitável e as vezes até mesmo uma regra. Se você não quiser seguir alguma sugestão mencionada acima, não há problema, pois não existem regras escritas para esse tipo de festa. Existe sim, um guia listando o que é mais comum para os chás de bebê.